top of page

Quem sou eu?

Muito prazer!

 

Sou a Dra. Roberta Paz, casada, mãe de um menino lindo chamado João Paulo, mais conhecido como Joca.

 

Me formei em Fisioterapia em 2004, sou Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica e em Fisioterapia Dermato Funcional, Tenho especialização em RPG e Pilates.

Minha primeira especialização foi em RPG, que é uma técnica de correção postural e, com o passar dos anos, fui me aprimorando e sempre me atualizando nessa área, com novos cursos e técnicas de correção postural que complementam o RPG com um olhar mais dinâmico voltado para o reequilíbrio das cadeias musculares, fazendo com que os músculos, articulações e fáscias fiquem mais alinhados e organizados e, com isso, trabalhem com mais funcionalidade, gerando menos dores e limitações no dia-a-dia.


Foi nesse momento que as gestantes entraram na minha vida profissional, já que a correção postural contribui bastante para o alívio dos desconfortos durante a gestação, que é um período onde acontecem mudanças muito importantes na estrutura corporal da mulher e no seu centro de gravidade.

A minha segunda especialização foi a pós-graduação em Dermato Funcional, que me enriqueceu ainda mais de conhecimentos para atuar em uma área que eu amo que é a reabilitação de cirurgias plásticas (e outras cirurgias). Com reabilitação de cirurgias plásticas, atuo desde 2006 vinculada aos melhores cirurgiões do Rio de Janeiro. De 2014 a 2020, morei em Foz do Iguaçu/PR, e lá dei sequencia aos atendimentos tanto de pós quanto aos de pré e intraoperatórios de cirurgias plásticas.

Além disso, a Fisioterapia Dermato Funcional me apresentou ferramentas para atuar nos desconfortos circulatórios presentes em diversas patologias e também (mais uma vez) nas gestantes, que muito freqüentemente apresentam retenção de líquidos, principalmente a partir do segundo trimestre da gestação.

A minha caminhada profissional sempre foi cercada por uma grande maioria de pacientes mulheres, o que acabou me levando à minha terceira especialização, a Fisioterapia Pélvica, que me possibilita avaliar e tratar o assoalho pélvico da mulher em qualquer fase da vida, seja reabilitando e devolvendo uma função perdida, ou preparando ele para uma gestação, possibilitando um trabalho de parto favorável (seja por qual via de parto for) e contribuindo para que a mulher tenha menos riscos de desenvolver disfunções do assoalho pélvico no pós-parto, como a incontinência urinária, as disfunções sexuais, os prolapsos de órgãos pélvicos e tantas outras.
Quando a gestante opta pelo parto vaginal, a fisioterapia pélvica ajuda a mulher a ter um maior controle respiratório durante o trabalho de parto, o que conseqüentemente gera um maior controle de dor, além de ajudar no encaixe e descida do bebê, e prevenir lacerações perineais.

No início de 2021 retornei para o Rio de Janeiro, onde tenho um  consultório na Barra da Tijuca.


Esse é um breve resumo sobre a minha caminhada e experiência profissional, fazendo o que mais amo: Reabilitar!​

beta 2.jpg
bottom of page